O QUE É BIOMORFISMO OU ARTE BIOMÓRFICA?
Derivado do grego, bios (vida) e morphe (forma), esse termo no mundo das artes plásticas, refere-se à criação de elementos esculturais que evocam formas do mundo vegetal ou animal.
Conectada com o Surrealismo e Art Nouveau, essa expressão artística ocorre até mesmo na arquitetura, por exemplo, o interior da Igreja da Sagrada Familia, com suas colunas ramificadas, semelhantes a trocos de árvores e o teto do edifício TWA Flight Center, semelhante a um par de asas entre outros.

igreja da Sagrada Família

TWA Center, Nova York

Planetário Hemisferic - Espanha
PROCESSO CRIATIVO
No final de 2021 voltei ao trabalho abarrotado de inspirações coletadas ao longo de um ano sabático, então comecei a explorar a arte biomórfica criando de esculturas a objetos funcionais como: arandelas, pendentes e luminárias.
Durante a fase de pesquisa me deparo com padrões da natureza que se repetem de maneira surpreendente, como por exemplo, a espiral do caracol que se repete no olho do tornado e no broto de samambaia.
Agregando esses padrões embarco no processo criativo com o desejo de produzir algo orgânico e hibrido ao mesmo tempo.

Essa hibridez abre espaço para inúmeras interpretações e para que eu não contamine as ideias do espectador, reservo minha leitura da peça. Como forma de deixar caminho da interpretação ainda mais livre, passei a intitular as obras com nomes do tipo: Lurdes, Alba, Teresa, etc.
Se meu objetivo foi atingido, qualquer um que pousar os olhos sobre esse trabalho, intuitivamente buscará na memória com o quê, aquilo se assemelha e irá interpretá-lo de acordo com sua vivência.
Veja as obras recentes clicando aqui.
Esse texto contém alguma informação imprecisa que você sente que deveria melhorar ou mudar? Por favor, entre em contato.